quinta-feira, 3 de outubro de 2013

10 anos de ABD/PI com festa e assinatura de convênio com MINC/SAV e Governo do Estado

Governo e MinC firmam parceria para 

instalação de 65 cineclubes no Piauí


Arte e cultura pra 10 anos
por maneco nascimento

Na noite do dia 30 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí - ABD PI, na Jônatas Batista, 841, centro norte, reuniram-se artistas, cinéfilos, diretores, atores, produtores e aficcionados em cinema, autoridades municipais, estaduais e federais para tratar de arte e cultura de uma década de serviços prestados pelo Ponto de Cultura e Núcleo de Produção Digital – ABD/NPD Piauí.

A partir da 18 horas, o Grupo de Teatro de Rua Sinos apresentou o novo espetáculo da Cia., “Contos e Causos do Interior”. Na linguagem da cultura popular da quadrinha e rimados da poesia aproximada de cordel, os atores demonstraram sua arte de rua como pregoeiros à feira vendendo seu peixe. Um bom mercado de futuros e negócios da cena livre que o Sinos de Teatro tem desempenhado em suas experiências de dramaturgia creditada.

Grupo Sinos de Teatro

Na sequência da programação de uma década da ABD PI foram abertos os serviços oficiais de falas e reiterações do aniversário festejado. Leopoldo Nunes, secretário nacional de audiovisual do Ministério da Cultura, iniciou esse momento lembrando nomes que construíram a Associação.




Entre os lembrados, Dogno Içaiano, um dos criadores do movimento da agremiação audiovisual local. Também apontou Roberto Sabóia, Fred Maia, Fafá Guimarães, Alex Galvão, entre outros, e falou do convênio de recuperação de políticas públicas ao audiovisual em pontos de cultura e cines cultura do estado. Lembrou ter estado no início da criação da ABD Piauí e de sentir-se orgulhoso de voltar em tempo que, uma década de fomento à área estava sendo comemorada.

Sec. SAV Leopoldo Nunes e Pres. da FUNDAC Bidi Lima
Bid Lima também acrescentou, em suas falas, sobre o papel de construtores criadores, realizadores apaixonados e facilitadores de registros, através de uma câmera e os desdobramentos às falas sociais que, para a Presidente da Fundac, nos representam e posterizam nossos bens materiais e imateriais de cultura manifestada. O deputado Fábio Novo também homenageou pessoas construtoras da ABD local e provocou a Associação a promover um Festival de Cinema que envolvesse os realizadores e materializadores da boa qualidade audiovisual que já se produz no estado.

Presidente da ABD/PI Lenadro Milú
O Presidente da ABD Piauí, Leandro Milú, em suas falas, reiterou a campanha eficiente que se tem implementado nesse histórico de uma década e as parcerias que muito deram certo e que continuam rendendo bons resultados. As relações produtivas conquistadas com centros realizadores de audiovisual têm possibilitado que estes emprestem suas experiências e facilitem a capacitação que a cidade e os associados da ABD conquistaram.


Houve ainda o corte do bolo, a exibição do filme documentário “O rio de minha aldeia”, de Rogério Newton e a noite seguiu com shows da Banda Fábula, Zé Piau e Roraima e Banda.

Bandá Fábula
Zé Piau e Roraima

Quem não curtiu a noite de 10 anos da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí, perdeu uma boa chance de conviver com arte e cultura pra uma década festejada. Que venham + dez, a ABD Piauí está preparada para uma ideia, uma câmera e um amor continuado de documentaristas e cinéfilos em ação.

Fátima Guimarãs, Antero Costa e Leide Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário